O sentido das palavras





Meus amigos, escrevi este texto em abril de 2009. Ele fala de um tema que não tem nada haver com cinema. Como nesta semana estou sem tempo para escrever e não quero mais deixar o blog sem nada, vou postá-lo para vocês e se for interessante, leiam. É uma reflexão que faço sobre as palavras e o sentido que damos a elas.



Sexta-feira, 17 de abril, confraternização de Páscoa do meu trabalho. Pela manhã, tivemos um momento de reflexão e posteriormente assistimos à missa, realizada pelo “maravilhoso” Padre Roberto (um grande amigo meu). Após a missa, distribuição dos ovinhos e posteriormente nosso almoço. Dia super agradável e feliz. Pelo menos para mim. Há muito tempo não tinha um dia assim tão gostosinho com o pessoal do meu trabalho. Gostei muito.
Antes da missa, a presidente (trabalho em um Sindicato de Professores) passou um vídeo com o Padre Fabio de Melo, para falar justamente sobre o tema de hoje: “o sentido da palavra”. Excelente vídeo. Palavras belíssimas e muito sábias.
A partir daí, comecei a refletir sobre a importância das palavras em nossa vida, das boas e más. Sim, diariamente, convivemos com estes dois tipos de palavras. Elas estão ali, ao nosso redor 24 horas por dia (pelo menos quando estamos acordados). Mas, qual o valor que damos a elas?
Atualmente, tenho observado que temos usado as palavras de forma negativa. Já perceberam como escutamos mais coisas ruins e nocivas, do que boas? As pessoas quase sempre enxergam o lado negro de tudo. Difícil ver alguém que pare ao seu lado e fale de coisas boas.
Recentemente, passei por duas situações que exemplificam isso. Na primeira estava sentada em minha mesa de trabalho, atendendo uma pessoa (por telefone), com a maior educação e boa vontade. De repente, após uma pergunta que fiz, ela começou a chorar e desabafar comigo. Contou de suas agruras familiares e matrimoniais. Os dois ex-maridos a largaram, com quatro filhos, sozinha para criá-los e ainda por cima com um cachorro de quebra, ela não sabia mais como seguir em frente. Levei um susto grande, mas fiquei ali escutando pacientemente tudo, tentando dar força e falando palavras de carinho e amor para que ela não ficasse pior do que estava. Amigos, ela chorou muitooooo.
Na segunda situação, estava sentada em pleno ponto de ônibus com meu filho, quando uma senhora (devia ter uns sessenta e poucos anos), parou ao meu lado e puxou assunto. Ela começou a falar de sua filha que estava com depressão. História triste e complicada. Mulher nova, bem casada, com boa situação financeira, bom trabalho, mas mesmo assim, com depressão. Tentou o suicídio três vezes. Ela chorou tb e aproveitou meu ouvido e minha cara de “boa samaritana” para desabafar. Escutei tudo pacientemente e tentei dar apoio à dor dela.
Enfim, depois desses dois casos que ocorreram na mesma semana, comecei a pensar e tentar me lembrar de alguém que tenha me parado para contar algo bom ou alegre. Sabem descobri que ninguém, absolutamente ninguém nestes últimos meses me parou para falar sobre coisas boas. Só ouvi coisa ruim.
Que infeliz constatação. Desde crianças aprendemos a ver e escutar somente o lado negativo da vida. Dificilmente falamos o contrário. Uma pena, pois a vida é tão bonita e cheia de possibilidades boas a serem vividas. Além disso, ela é tão breve, passa tão rápido que quando percebemos descobrimos que perdemos as oportunidades que estiveram bem na nossa cara. Às vezes nos damos conta disso tarde demais. Dificuldades sempre vão existir, porém temos de superá-las.
Vamos aprender a valorizar o lado bom do ser humano. A falar de nossas alegrias, vitórias, conquistas, de nossos amores, paixões, de nossa fé, enfim, de tudo de bom que a vida tem. Viva as “boas e alegres” palavras da vida.

7 comentários:

Reinaldo Glioche disse...

Muito bonita a reflexão Cintia. E acho que é super legítimo vc postá-la aqui no blog.
Bjs

Plutonauta disse...

excelente seu texto Cintia, acho que é aquela velha história do pensamento positivo, as pessoas preferem ficar se lamentando do que ficar se animando .... a força das palavras é incrível mesmo, um professor meu dizia "Nunca fale palavrão" ... tipo se pisar na poça der água não solte um palavrão ....

Mateus Souza disse...

Gosto do seu blog por isso, Cíntia: pela forma natural como você escreve, seja sobre cinema ou não. Parabéns pelo texto.

Abraço.

Marcelo A. disse...

Ei, eu já li isso em algum lugar?

Uahhaahhahhaaaa!!!!

Texto oportuníssimo, minha amiga!

=D

Geisa Machado disse...

Oi Cintia!
Quando olho para o meu passado, constato que a minha profissão já estava definida deste que eu era pequena, sabe por que? Porque as pessoas já se aproximavam de mim e falavam das suas vidas mesmo eu sendo criança. De alguma forma eu as ouvia, por isso se aproximavam.
Eu entendo quando vc diz sobre procurarmos ouvir só coisas boas, mas diante dos seus exemplos, vc deve ser alguém que daria uma ótima profissional da área da psicologia. Já pensou nisso?
Assisti o filme "Escritores da liberdade". Aquele amigo que te falei, tinha o filme e me deu uma cópia. Adorei e me ajudou muito. O workshop que eu dei sobre Bullying, por isso me interessei pelo filme, foi no SIEEESP, sindicato de escolas particulares. Não sabia que vc trabalha em um deles. Vc conhece este? Dou palestras lá há uns 4 anos e este ano participarei do Congresso do Saber como congressista. Coincidência, né?
Bjusss

Amanda Aouad disse...

Boa reflexão, Cíntia. É algo complicado mesmo, as pessoas só se procuram para pedir ajuda, raramente para compartilhar uma alegria. Tem o "medo" da inveja, o egoísmo de estar feliz e nem lembrar dos outros, enfim, triste.
Um exemplo disso é quando provamos alguma comida. Perceba. Se está bom, a gente morde e diz "hum... que maravilha". Se está ruim, a gente morde e diz "hummm, tá horrível, prove aí..." Pode perceber, é impressionante a frequência com que isso acontece.

Que bom, que pelos blogs podemos compartilhar e comentar coisas boas...

bjs

Amanda Aouad disse...

Oi, Cíntia, para seguir no twitter é só ir no meu perfil (http://twitter.com/cinepipocacult) e clicar em follow . Veja mais dicas aqui: http://www.dicasblogger.com.br/2009/02/como-usar-o-twitter-um-guia-para.html

E fico feliz por levar alguém ao twitter... Torço para que consiga Marmaduke.

bjs

Postar um comentário