Up - altas aventuras


Domingo de sol. Um calor infernal. Resolvo levar meu filho de 2 anos e 8 meses ao circo.
No entanto, ao chegar no meu destino, desisto, pois com o calor que estava fazendo não daria para ficar bem embaixo de uma lona, provavelmente, quente até dizer chega.
Então, mudo de idéia no meio do caminho e resolvo ir ao cinema.

Que boa escolha eu fiz. Pegamos a sessão de 13:30 e assistimos ao filme "Up - altas aventuras".
Ótimo desenho. A história é muito bonita e sinceramente, acho que agradará mais a adultos do que crianças. A mensagem que passa é de uma beleza.

A história se baseia no sonho do velhinho Fredricksen (tive de copiar o nome da internet) de viajar com sua esposa, "a companheira e doce" Ellie, para a América do Sul, conhecer uma floresta onde desejavam morar. Infelizmente, por causa das dificuldades da vida, eles não conseguem concretizar tal sonho. A Ellie morre e ele fica sozinho, morando em sua velha casa. Eles não tiveram filhos e um viveu muito feliz ao lado do outro. Embora ele aparente ser chato e ranziza, na verdade era um velhinho solitário que gostaria de ter realizado seu grande sonho ao lado de seu amor.

Após, um determinado fato ocorrer em sua vida, ele resolve, enfim, viver a tão sonhada aventura sozinho. Ele leva consigo: "o livro de aventuras", que era da Ellie (uma espécie de diário). Porém um menininho muito fofinho, escoteiro e alegre chamado Russel o acompanha (por engano). Sua velha casa é o meio de transporte que ele utiliza. Isso mesmo. Como ele era vendedor de balões, foram eles os responsáveis pela sua viagem. São eles que carregam a casa nesta bela aventura.

A partir disso, uma série de situações acontecem, algumas engraçadas, outras mais sérias. Juntam-se a eles o cachorro Doug e um bichinho chamado Kevin. Numa das cenas, que considero a melhor, perto do final do filme o velhinho Fri, ao sentar em sua velha cadeira, lê o "livro de aventuras" de sua Ellie, constata que ambos foram felizes e que ela viveu com ele a "maior aventura de sua vida". Inclusive, agradece e pede para ele seguir em frente e continuar "a viver novas aventuras". Linda e comovente. Não me contive e acabei chorando. Enquanto isso, meu filhote pulando no meu colo, rindo das cenas.

O filme me surpreendeu pela simplicidade da história. Elementos simples e uma narrativa humana dão um toque especial. O velhinho e o menino formam uma dupla muito afinada, onde a "amargura" de um e a "alegria" do outro se unem para viver a maior aventuras de suas vidas.
Lealdade, companheirismo, amor verdadeiro, sinceridade, otimismo, tudo isso recheado em um belo filme que cativa e agrada a qualquer um que o assista.

Quem puder, vá assistir. Vale a pena.

Em 2010, teremos "Toy History 3". Espero que seja tão bom quanto o primeiro e o segundo.
É aguardar e conferir.

7 comentários:

Caio Coletti disse...

Ah, a Pixar... Eles são simplesmente geniais, nunca vi tamanhos mestres da narrativa, eles conseguem ser criativos, simplistas, engraçados, comoventes e humanos, tudo ao mesmo tempo. "Wall-e", na minha humilde opinião, não é menos que uma obra-prima. Espero que este esteja a altura da evolução constante que o estúdio tem se ditado.

Abraço

Jaime Guimarães disse...

Oi, Cíntia!

Ah, acho que não vou assistir não...agora já sei como é o filme! rsss

Eu até gosto das animações. Acho que são trabalhos muito bem feitos. Mas é o roteiro, no caso, que acaba fazendo a diferença. Me parece que o sr. Fredricksen (tive que copiar o nome da sua postagem) e o fato de carregar sua casa tem um componente muito forte...ligado ao passado, às raízes. Olha só que bela "sacada" psicológica destes diretores/roteiristas. Isso e também o fato de fazer uma viagem e levar a casa junto. É o que muita gente quer.

Conheço Fredricksens. Todo mundo conhece. É só dar uma chance a eles. Quem sabe?

bj!

Marcio Melo disse...

O filme é fantástico realmente.

Emocionante, surreal e lindo de se ver. Uma obra completa!

Obrigado pela visita e pelos elogios no meu blog!

Boa sorte para você também com o seu, parabéns!

Renan Barreto disse...

Eu achei maravilhoso esse filme, Cintia. Vi em 3D, muito maneiro. Eu ri muito no inicio, e me deu uma tristeza durante o filme... Sério. Quase chorei com a Ellie... O velhinho era dublado maravilhosamente bem pelo Chico Anysio. O cara fez muito bem e ele inclusive se parece com o personagem. rsrs Adorei a história. E o que é melhor é que os velhinhos foram muito bvem representados, dizendo que a vida não acaba com a terceira idade. Saiu uma lágrima no final com o broche que o menino recebeu... A medalha mais importante de todas , lembra?

Talvez o melhor de animação que vi desde "Procurando Nemo" (a Era do Gelo não conta) rs

Bjo!!!

valeu!!!!!!

Marcelo A. disse...

Ainda não vi, mas vou correndo conferir o filme. Adoro animação! Sou igual a criança! E sabendo que tem uma mensagem bacana por detrás de tudo, vale a pena!

Tava lendo. No original, o Christopher Plummer empresta a voz pra um dos personagens, né?

Muito bacana...

Abração, comadre! Grande indicação!

bones disse...

ah, eu chorei e não foi só uma vez não.
vc diria que no momento em que ele finalmente "solta" a casa na cena do dirigível é a alma da Ellie que a direciona de volta à cachoeira ?
me deu muito em que pensar.....
abraços.

Thiago Paulo disse...

Todo mundo está gostando da animação, a mensagem que ele passa, está emocionando todo mundo. Até agora só vi uma crítica negativa.

Bom, eu ainda não, aqui não tem cinema, tenho que ir pra cidade vizinha. Se der certo, talvez eu veja!

Abraço.

Postar um comentário