Adeus Patrick Swayze - galã de uma geração


Bem, meus amigos, nesta segunda perdemos um ator que para mim era especial. Marcou minha adolescência. A galera do final dos anos 80 e início dos 90 o conhece bastante. Protagonizou alguns filmes que marcaram estas décadas. Além de bom ator, era dançarino e bailarino. Sem contar que era bonito pra caramba. Pena que a doença o deixou tão feio e debilitado. Coisas da vida.
Tudo começou em 1983, protagonizando ao lado de futuros astros do cinema (Ralph Machio, C Thomas Howel, Tom Cruise, Hob Lowe e Matt Damon) o filme "Vidas sem rumo", dirigido pelo maravilhoso Francis Ford Copolla. Na história, ele faz parte de uma gangue de amigos que tenta sobreviver em meio a uma cidade violenta, cheia de regras e preconceitos.
Em 1987, foi o galã de "Dirty Dance - ritmo quente" ao lado de Jenifer Gray. Confesso que quando vi este filme pela primeira vez eu babei por ele. Fiquei sonhando e imanginando aquele homem lindo dançando comigo daquele jeito. Ai, que saudades!!
O estrelato veio em 1990 com o filme "Ghost, do outro lado da vida". Neste , trabalhou ao lado da bela Demi Moore e da engraçadíssima Whoopi Goldberg (que ganhou o oscar de atriz coadjuvante por este trabalho). Assisti o filme no colégio e la foi um alvorço total. Não teve menina que não suspirasse por ele. Mas, este aqui foi o filme que o elevou a categoria de galã e astro de Hollywood. Foi sucesso de bilheteria e crítica. A história de amor é muito bonita. No entanto, o que da mais graça ao filme, na minha opinião foi a atuação da WG. Claro, a história cativou a todos, especialmente os românticos e sonhadores.
Depois disso, trabalhou em filmes que não foram grandes sucessos como: "Caçadores de emoção" (ao lado do Keanu Reeves), "Eternamente Lulu" (com a chatinha da Melanie Griffith). "Para Woong foo, obrigada por tudo Julie Newar" (este aqui ao lado de Wesley Snipes). Particularmente, eu adoro este último. Na história, ele é uma drag queen (ficou lindíssimo vestido de mulher) que viaja com dois amigos numa aventura a três. No entanto, no meio da viagem eles vão parar em uma cidade pequena e lá vivem situações engraçadas e dramáticas. Numa das cenas, uma esposa triste e infeliz, que apanha constantemente do marido é ajudada pelo personagem do PS. Cena bonita que me deixou comovida. "Os três desejos", um drama muito bonito. O filme nos da uma bela lição sobre a vida. Um dos últimos filmes em que atuou foi "As minas do Rei Salomão". Embora, Richard Chamberlain tenha protagonizado outros filmes da série, PS trabalhou em nesta versão, interpretando o personagem Allain Quatermain.
Enfim, atuou em vários filmes, no entanto, nunca mais conseguiu alcançar o estrondoso sucesso que fez com Ghost.
Morreu aos 57 anos (novo), vítima de câncer, uma doença cruel que chega silenciosamente. Quando percebemos, muitas vezes já é tarde e não se tem muito o que fazer a não ser viver intensamente os útlimos momentos de vida que ainda tem-se pela frente. Patrick Swayze foi um exemplo disso. Ao descobrir que estava doente, era tarde, então o que lhe restou foi aproveitar. E pelo que li recentemente, ele aproveitou, pois deixou uma biografia escrita, trabalhou em uma série e deixou uma carta de amor a sua esposa, companheira de longos anos. Gesto bonito.
Fica a lembrança de um ator bonito, alegre, ótimo dançarino, bom cantor e carismático.


Que descanse em paz.




Uma dica: vai rolar até o dia 04 de outubro no CCBB (centro cultural Banco do Brasil), aqui no Rio de Janeiro uma mostra de filmes "Do Novo ao Novo Cinema Argentino - Birra, Crise e Poesia". Para quem gosta de cinema e suas várias vertentes vale a pena conferir.









5 comentários:

Thiago Paulo disse...

Uma pena, também gostava dele, mas ele lutou bravamente! Esses filmes que você citou também marcaram, no meu caso, minha infância, e como é uma época maravilhosa... Jamais vou esquecer das tardes que vi Dirty Dancing, Ghost e Caçadores de Emoção na Globo.

Abraço.

Jaime Guimarães disse...

Oi, Cíntia!

É, o Patrick Swayze...todas as meninihas da escola suspiravam por ele. E tome "oh my love" o tempo todo. E eu na fase Ramones e Guns n'Roses, me perguntando: "o que será que esse Patrick tem que eu não tenho? Só porque ele é bonito, rico, galã, ator de Hollywood, carismático, simpático e dança bem? Só isso?"

Mas os produtores ou diretores do filme foram espertos. Colocaram a Whoopy em um papel bem legal para que "Ghost" não ficasse apenas no casal Patrick e Demi (u-lá-lá! rssss). Hilária a WG, de fato!

Uma pena a morte deste ator aos 57 anos ( jovem, ora, ora!) e por uma doença maldita que ceifa as vidas de forma tão silenciosa quanto devastadora! Que tenha um bom descanso!

Bonita homenagem, Cíntia!

bj!

PS: eu ia fazer uma piada sobre a Argentina, mas deixa pra lá...rsss

Rodrigo Mendes disse...

OI CINTIA,

agradeço seus comentários no Cinema Rodrigo

Realmente Patrick Swayze foi mais do que um astro. Fará falta.

Um super Beijo. Ótimo Texto!

Marcelo A. disse...

Fala, comadre!

Também fiquei muito triste com a morte do cara. Ainda mais sendo ele tão jovem. Como o Thiagão falou aí em riba, não dá pra esquecer as tardes que passamos assistindo esses filmes, né? Saudades do Patrick Swayze, saudades de um tempo em que a vida era mais simples. Menos complicada.

Também acabei falando sobre o cara. Passa lá, vai!

Abração!

Rodrigo Mendes disse...

OI cintia..eu de novo

pra avisar que o Cinecabeça ganhou um selo,

o BLOG DORADO

bjs!

Postar um comentário