Abrindo 2010


Ano novo, vida nova. Ou melhor, idéias novas, ou quem sabe antigas que serão transformadas em novas. Que cada um curta muita os 365 dias de 2010.
Neste novo ano o cinema e seu fabuloso mundo está ai para nos animar e oferecer histórias repletas de: drama, suspense, mistério, amor, ciúmes, alegria, dor, verdades, mentiras, tristezas, traições, paixões, sexo, tesão, atração, fetiches, erotismo e tudo o mais que pudermos imaginar. Vamos aproveitar tudo de bom que ele pode nos proporcionar.
E para começar, vou fazer uma pequena homenagem cinematográfica a "um serzinho" tão especial e encantador que trouxe a minha vida: alegria, felicidade, paz, sentido e o mais importante me ensinou o quão gostoso é ser mamãe. Meu filho Victor Hugo, completou 3 aninhos no dia 02 de janeiro. Uma data festiva. Então, nada melhor do que iniciar o ano, já que estamos no período de férias escolares falando de filmes infantis. Alegria e diversão para a garotada de plantão e para os marmanjos também, afinal eu adoro desenhos. Vamos lá:
A) O rei leão = desenho de 1994. O vi pela primeira vez no cinema. Fez um baita sucesso e até hoje a galerinha curte de montão as aventuras do Rei Simba, um jovem leão guerreiro e carismático que conquistou todo o planeta. Perfeito e lindo!
B) A bela e a fera = desenho de 1991. Se existe um desenho que expressa de forma sincera e verdadeira o amor é este aqui. Sempre considerei a história de amor de uma jovem muito bonita por um animal feio e grosseiro tão tocante que acreditem, a primeira vez que o vi, chorei e até hoje de todos os clássicos infantis já escritos este é o melhor. Nada contra "bela adormecida, cinderela, rapunzel e branca de neve", so que não cola a mesma história de sempre né: jovens lindas e perfeitas que se apaixonam por um príncipe lindo e perfeito. Manjado e fora da realidade. Por isso, a bela e a fera na minha percepção foge a "este padrão pré estabelecido de amor", baseado na aparência e na perfeição. Lindo demais.
C) Toy store = desenho de 1995 e um dos meus preferidos. Tanto o primeiro quanto o segundo são muito bons. Espero que o terceiro que será lançado neste ano seja tão bom quanto os outros, pois lá se vão 10 anos entre o segundo e o terceiro. Woody (um caubói) é um dos brinquedos prediletos do pequeno Andy. No dia de seu aniversário, ele ganha o boneco do Buzz Lightyar (um austronauta). A partir daí, uma série de aventuras e muita confusão começam na vida destes pequenos personagens e de sua trupe. Fabuloso! Idéia muito original.
D) "Procurando Nemo" = desenho de 2003 e a história é tão real repleta de mensagens positivas e um pequeno alerta para alguns papais e mamães que superprotegem seus pequenos filhotes. Um cuidado que devemos ter. Na verdade, este é um filme feito para adultos. As crianças são meros expectadores. Já os adultos que os assistem percebem claramente o objetivo de tal idéia e até se identificam com alguns personagens. Muito bem feito. Brilhante!
E) "Shrek" = desenho de 2001 e uma das história mais inteligentes que o cinema infantil ja criou. Nota dez pela criatividade. Na trama, o personagem título do filme é um ogro que vive em paz em sua casa. Repentinamente sua tranquilidade é abalada e por causa disso ele é obrigado a salvar uma jovem princesa das garras de um dragão. No desenrolar do enredo, ele salva a princesa, se apaixona por ela e vice versa e ambos passam alguns bocados para terminarem juntos. No final, a bela princesa se tranforma em uma ogra gordinha e fora dos padrões de beleza. Teve mais duas continuações, sendo a segunda muito boa e a terceira fraca. Pelo que andei lendo em 2010 teremos o 4º episódio da saga.
F) "Madagascar" = desenho de 2005 super alegre, colorido e divertidíssimo. Na trama vemos 4 grandes amigos: o leão Alef, a girafa Nelman, a zebra Marty e a hipopótama Gloria que vivem em um jardim zoológico de Nova York se meterem em uma confusão. Em um determinado dia Marty decide expandir seu horizonte e foge. Seus amigos partem em sua busca. E consequentemente, todos são presos e despachados para Africa. Porém, vão para em Madagascar. Aventuras, confusão, músicas e dança alegram a garotada nesta divertida história sobre amizade e descobertas. Temos 5 figuras hilárias também, o rei Julien e 4 pinguis.
G) "A era do gelo" = desenho de 2002 e fofo demais. Lindo, singelo, cativante, meigo, divertido. A mensagem dele é muito bonita e mostra o quanto devemos valorizar nossos amigos e procurar fazer o bem da melhor forma que pudermos. Não importa como, mas faça. Adoro o mamute Many, a preguiça Sid, o tigre Diego e o esquilo Scrat. Ganhou mais duas continuações, sendo a segunda bem feita e história legal também. Já o terceiro é fraco e poderia ter rendido mais.
E mais: "Vida de inseto", "Ratatouille", "Carros", "Wall-E", "Up - altas aventuras", "Monstros SA", "Os incríveis", "Kung fu panda", "Bee movie", "O espanta tubarões", "Os sem floresta", "Alvin e os esquilos", "O galinho Chicken Litlle", "Happy feet, o pinguim", "Por água abaixo", "horton e o mundo dos quem", " Robôs", "Alladin", "A pequena sereia", "A princesa e o sapo", "Planeta 51", "Carros", "Lilo e Stich", etc.
Divirtam-se.

14 comentários:

Marcio Melo disse...

Chorou ou não chorou quando assistiu Rei Leão, fale a verdade

Mateus Souza disse...

Oi, Cíntia! Confesso que ando um pouco desatualizado no que diz respeito às animações, mas sei que quem domina esse ramo do cinema é a Pixar, que consegue seguidamente criar belíssimos filmes - adoro Os Incríveis.

Ah, em relação aos filmes que você citou, A Bela e a Fera, além de ser um bom filme, foi o primeiro filme animado a ganhar uma das cinco indicações ao Oscar de melhor filme.

Abraço

Cinema para Desocupados

Reinaldo Glioche disse...

Ótimo post Cintia. E parabéns para o Victor Hugo. Muita paz, saúde e que ele possa ser um filho maravalihoso(e que adore cinema, né?).
Adoro todas essas animações listadas por vc.Mas sem dúvida alguma tenho um carinho especial por O rei leão e a Bela e a fera. Para mim, esses dois filmes estão em um outro patamar. Lembre que a bela e a fera de tão bom, é até hoje a única animação indicada ao oscar de melhor filme. Perdeu para o excepcional O silêncio dos inocentes, mas tirou a vaga por exemplo do não emnos excepcional Cabo do medo.
Só esse ano deveremos ter uma animação concorrendo ao oscar de melhor filme novamente (UP -altas aventuras), mas o feito de A bela e a a fera permanecerá preservado, uma vez que serão 10 filmes concorrentes ao invés dos tradicionais 5.

No mais, te desejo um excelente 2010 ao lado do filhão e que esse ano possa trazer boas novas.
Bjs

Caio Coletti disse...

Sou fã assumidíssimo da Pixar. As animações deles não primam só pela excelência técnica, mas para uma criatividade e um cuidado com roteiro que poucas produtores de filmes "de verdade" tem hoje em dia.

Especialmente em "Wall-e", uma das obras-primas do nosso século na minha visão, eles são o que há de mais interessante no mundo do cinema americano. "Up" é encantador, "Procurando Nemo" é um filme delicioso e "Toy Story" é criatividade a toda prova.

Também gosto da série "A Era do Gelo", até mesmo do terceiro eu gostei bastante, é um filme divertido, com personagens novos sendo introduzidos e os velhos conhecidos sempre se desenvolvendo frente aos nossos olhos. Os personagens criados pelo Carlos Saldanha (que é brasileiro, diga-se de passagem), são mesmo fantásticos.

Ah, e "Madagascar 2" foi uma evolução e tanto em relação ao primeiro. Não que eu não tenha gostado, mas simplesmente faltava uma coisa, um elemento que unisse a história aos personagens e ao cenário. Nesse segundo filme essa combinação funcionou perfeitamente.

Abraço Cíntia! :D

Rodrigo Mendes disse...

OIe,olá Cintia,

parabéns pelo filhinho. Um ótimo 2010 pra vcs!

Sem dúvidas a sua lista nao poderia ser mais animada!

Cada vez mais aprecio as animações e quero muito ver ' A princesa e o sapo' da Disney, faz tempo que nao aprecio um cartoon clássico da Disney!

Bom, a PIXAR em computação gráfica é minha favorita, hoje já admiro a Blue Sky, mas já nao vurti muito a 'Era dop Gelo 3D', acho que esse lugar já derreteu!

Passa no meu blog, por uma feliz coincidência, escrevi sobre clássicos infantis, que acho que voce deve mostrar ao seu filho.

Parabéns peeo texto, estrutrura e coesão e sobretudo bom gosto!

Bjs!

Cristiano Contreiras disse...

Ah, eu ainda confesso que prefiro os desenhos clássicos às animações - mas, não desmereço nem um e nem outro.

O Rei Leão e A Bela e A fera pra mim são fundamentais na minha formação, sério mesmo. Via e revia, desde pequeno. Até hoje tenho os VHS aqui.

Outro memorável é, sem dúvida, A Pequena Sereia. Este eu tive até três VHS, porque eu via todos os dias, se tivesse como, pode? rs

Abraço e feliz 2010!

Amanda Aouad disse...

Parabéns para seu filhote. Bela lista você preparou em homenagem. Eu adoro todos até hoje. Desenhos clássicos ou animação. Principalmente Disney / Pixar.
Sinto que o Brasil ainda não tenha produtos assim, Maurício de Sousa poderia investir mais no ramo, mas o melhor filme da turma da Mônica continua sendo o mais antigo: A princesa e o robô.
Beijos e que em 2010 venha muito mais.

Renato Oliveira disse...

Olá Cintia, como vai?
Espero que tenhas tido um ótimo começo de ano.

Achei tão único o que escreveu no último post do meu blog. Compartilho de opiniões parecidas com as tuas, pois sempre concebi a escola como um local que nos faria pessoas melhores, trazendo-nos crescimento. Um local que nos deixaria as melhores marcas das nossas vidas. Em poucos anos inserido nela, vi uma outra realidade. Bom, o momento 'traumas' deixo para outro dia. rs Mas escrevi isso pois realmente é preciso ter uma visão realista sobre os desafios que um educador tem a enfrentar.
Sobr eos dois filmes que citou, "Ao mestre com carinho" eu já assisti, é lindo! e "o preço do desafio" irei procurar ainda esta semana. Só o nome me deixou intrigado.

A respeito do tue post, achei bastante criativo a proposta em fazer relembrar estes títulos. é interessante o quanto suas mensagens são ricas, e estendem-se por muito tempo.
Dos títulos citados, lembro-me muito de "O Rei leão"... acho que tinha uns oito anos quando o vi pela primeira vez, não esqueço a cena do simba sobre a monstanha. hehe

Ía me esquecendo: super parabéns ao teu filhão!

Um abraço!

Thiago Paulo disse...

Adoro animações, mas não foi um gênero que vi na infância... Era mais chegados nos clássicos da Sessão da Tarde e no Terror/Suspense. Hoje, adoro ver uma boa animação e adoro as clássicas também, o dvd de Rei Leão é um sonho de consumo! rs

Bjs... e parabéns pro Victor Hugo!

Marcela disse...

Oi Cintia!
Parabéns p/ teu filho, tudo de bom p/ ele! Adorei a listinha de filmes de animação adoro eles. Sou apaixonada por A Era do Gelo (trilogia), Procurando Nemo e O Rei leão. Sou louca pra comprar este ultimo mas não acho em lugar nenhum p/ vender. =(
Bjão querida!

http://lusinha.com.br/mahjestic

Museu do Cinema disse...

Bela seleção, não vi a maioria, mas sei das qualidades das produções, principalmente da Pixar.

Renan Barreto disse...

Oi, Cintia. Olha, eu sou fã de animação. Adorei a sua lista. Acho que o único que gostei, mas não achei super fantástico foi Madagascar. Shrek gostei mais do 2. Toy Story foi o primeiro desenho em animação 3D que vi. O rei Leão... Nossa... é fantástico. Um dos melhores contos que já ouvi, uma história que me emociona até hoje. As músicas são lindas assim como a história em si. É tudo maravilhoso. A Era do Gelo e Procurando Nemo para mim são os melhores filmes de animação dessa década. Wall-E e Up também são excelentes e Up especificamente me deu vontade de chorar. Me senti bem ao ver o filme. rs Wall-E... é tao bonito, poético, um conto apenas de movimento. Lindo.

Enfim, poderia falar de vários outros filmes aqui, mas vamos deixar como está. E que comecemos o ano bem, Cintia! 2010 está apenas no inicio e já mostar tudo o que pode nos dar!

Bjão!

Cristiano Contreiras disse...

Oi, Cintia

Como vai?

Tenho novidades pra você no Apimentário
Seu blog está no meu hall de parceiros, abraço!

Marcelo A. disse...

Quem não curte um bom desenho?! Eu sou supeito pra falar. Dos clássicos da Disney, passando pelos heróis da nossa infância da TV,até as super produções em 3D de hoje em dia, todo mundo vira Victor Hugo diante de uma boa animação!

Beijão!

Postar um comentário