E papai noel lembrou-se dessa apaixonada por cinema


Enfim, é dia de natal. Momento de confraternização, alegrias, abraços, comidas gostosas e troca de presentes. Em minha casa todos os anos, desde que me entendo por gente, cumprimos o mesmo ritual. Na véspera de natal, comemos um delicioso e saboroso "Bacalhau à Gomes de Sá" (família portuguesa) e no dia almoçamos um "Peru, chester ou tender assado". Tradição que segue de ano em ano e acredito irá durar por um bom tempo. Afinal, meu pai um senhor de 76 anos não abre mão de ter sua pequena família (eu, minha irmã e meu irmão) reunida junto dele.
Neste natal, papai noel foi muito bom comigo. Ganhei alguns presentes e sabem do que mais gostei? Isso mesmo DVDS de filmes antigos. Foram 6 no total. Vocês podem imaginar a minha alegria né, afinal, quem me conhece sabe o quanto eu amo cinema, principalmente filmes antigos. Portanto, não existe presente melhor para um cinéfilo do que um bom filme.
Então, resolvi escrever e indicar para vocês estas maravilhosas e fantásticas películas que fizeram do meu natal uma data muito alegre, pois eu adoro ganhar presentes, ainda mais filmes. Vamos lá:
1) ABBA live TV - bem, este aqui não é um filme, mas um show com várias cancões deste grupo sueco que fez muito sucesso nos anos 70. Eu simplismente adoro este grupo. Para mim eles são demais. Aprendi a gostar deles, graças a minha irmã. Quando eu era pequena, tinhas uns 5 anos, minha irmã tinha uma fita cassete deles (tenho essa fita até hoje) e a escutava direto, e eu ficava perto ouvindo. Achava uma delícia as músicas e a batida. E o gosto ficou. E o cinema, já utilizou muitas de suas músicas em grandes sucessos, como: "Priscila, a rainha do deserto", "O casamento de Muriel" e "Mamma mia". Já fui chamada de brega, cafona e antiquada por muitos colegas e amigos, mas não importa. Eu gosto e ponto.
2) E o vento levou - um clássico do cinema, cultuado por gerações. Lá se vão 70 anos de seu lançamento e até hoje é considerado um dos grandes filmes que o cinema já produziu. Produzido por David O Selzenick, dirigido pelo famoso Victor Fleming e protagonizado pelos astros Vivien Leigh e Clarck Gable, ele ganhou 10 oscar. Um dos maiores vencedores desta premiação. Um filmaço que vale a pena qualquer amante da sétima arte assistir.
3) Anna e o Rei de Sião - filme de 1946, protagonizado por Irene Dure, que ganhou outras duas versões, protagonizadas respectivamente por Deborah Kerr (1956) e Jodie Foster (1999). A trama gira em torno de um professora inglesa viúva que muda-se com seu filho para um país chamado Sião e lá será responsável por educar os filhos do rei. Ápós algumas dificuldades iniciais de adaptação aquele terra e ao modo de vida local, aos poucos Anna se aproxima do rei e consegue modificar algumas de sua atitudes e pensamentos. Lindo.
4) Sete noivas para sete irmãos - filme de 1954, um belo musical protagonizado pela linda Jane Powell e pelo simpático Howard Kell. Na trama, vemos uma família composta por sete irmãos, todos solteiros que moram em uma fazenda sem pai e sem mãe. Adam, o irmão mais velho, decide ir a cidade e se casar. Ao chegar, conhece a jovem Milly e se apaixona. Já casado, leva sua bela esposa para morar com ele e seus irmãos. Rapidamente todos percebem que precisam se casar também e a partir dái, uma série de confusões acontecem na vida desta família. Um lindo musical, dirigido pelo conhecido Stanley Donen ("cantando na chuva", "cinderela em Paris" e "o pequeno príncipe") fez muito sucesso na época de seu lançamento. Passou uma trilhão de vezes na sessão da tarde. Alegre e super jovial, pois os hormónios estavam em polvorosa na vida daqueles jovens rapazes.
5) Ladrões de bicicleta - filme italiano de 1948, dirigido pelo famoso Vittorio de Sica. Uma história e tanto. Linda demais. Nos faz pensar e refletir sobre a vida. A história se passa na Italia do pós guerra. Antonio Ricci um pai de família desempregado, precisa trabalhar. Para conseguir um emprego como colador de cartazes é necessário que ele tenha uma bicicleta. Como ele não possui este meio de locomoção, ela da um jeito e consegue uma bicicleta. No entanto, após ser roubada e entar em desespero, ele incia uma empreitada ao lado de seu pequeno filho para recuperá-la. Lindo. O filme trata de questões fortes como: pobreza, miséria, falta de perspectivas, desemprego, mercado de trabalho, sofrimento, dentre outras. Como o filmé é de 1948, seu diretor soubre retratar de forma muito clara, as dificuldades que muitos homens passaram naquele período. Assistam. O filme é espetacular.
6) Ginger e Fred - filme de 1985, dirigido pelo conceituadíssimo Frederico Felini e protagonizado pelos famosos Marcelo Mastroiani e Giulietta Masina. Na trama, dois amigos que no passado foram dançarinos, imitando a dupla Fred Astaire e Ginger Rogers, se reencontram após anos separados em um concurso de dança que será apresentado pela TV. Uma homenagem deste excelente cineasta aos grandes musicais que fizeram sucesso na era de ouro de Hollywood. Muito bonito.
Espero que todos gostem.

12 comentários:

Marcelo A. disse...

Nossa, que presentaço, hein, minha amiga?! Sorte sua! Engraçado que, ainda essa semana, conversávamos exatamente sobre De Sica e Felini, né? A pessoa que te presenteou, decerto, ouviu nossa conversa. Uhahahahaaaa!!!

Bem, gostei muito de todos esses... tirando ABBA que não é lá muito a minha praia... Ah, mas até que terminar o dia de Natal ouvindo "Dancing Queen" não seria má ideia!

Uahahahhaaaa!!!

Beijão!

Thiago Paulo disse...

Nossa, natal foi bom mesmo, hein?! Ganhou só coisa boa... Que bom! O natal aqui foi bom também, aliás, o ano todo foi bom no quesito dvds...rs

Bjs.

Reinaldo Glioche disse...

Esse papai Noeltem gosto cinematográfico apurado!
Beijos Cintia e curta os presentes hein!!!!

Amanda Aouad disse...

Que beleza de papai noel, heim? E ficam como ótimas dicas para todos.
Beijos e curta bastante a sessão especial.

Roberto Simões disse...

Desses 6 ainda só vi LADRÕES DE BICICLETAS. É de facto um filme incrível. 5/5

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Caio Coletti disse...

Dicas muito boas como sempre. Faz algum tempo que quero assistir "Ladrões de Bicicleta", de fato parece ser um filme muito bom. Ainda mais depois que li em algum lugar que o estúdio queria Clark Gable no papel principal e o diretor recusou porque queria alguém com um rosto e uma postura mais humilde, menos elegante. Parece ser um filme e tanto.

Os outros também, diga-se de passagem. Não tive contato com a época de ouro de ABBA, é claro, mas vi "Mamma Mia" e virei fã daquelas músicas, ainda que as ouça na interpretação dos atores e não na da banda. De qualquer forma, a música é a mesma, e não se preocupe não que música boa não envelhece nem fica cafona.

Abraço Cíntia!

Geisa Machado disse...

Papai Noel foi generoso com vc amiga! O melhor de tudo é que o seu natal deve ter sido muito bom e é isso que importa, né?
De todos esses filmes o único que assisti foi "E o vento levou". Maravilhoso!
Na correria de final de ano só agora consegui passar por aqui e não vi o post anterior. Linda a foto sua com o seu filho. Parabéns para os dois!
Bjussss

Unknown disse...

Nos pq nao discubri isso aki antes,,,adoro cinema..


mas muito bom ne amiga..natal foi carregado mesmo...
q venha 2010
bjos

Marcio Melo disse...

Que maravilhoso Natal não?

Apareci aqui atrasado pois, por algum problema desconhecido, não estava conseguindo acessar sites do blogspot.com

Grande abraço

bones disse...

Uau. Que Papai Noel bonzinho, e de bom gosto.
Bons filmes não tem idade.
Fico feliz em saber que seu Natal foi bom, e aproveito para desejar um excelente Fim de Ano tambem, com votos de muitos e muitos filmes para o ano que vem.
abraços querida.

Obs.: Linda a foto do post anterior.

Hugo disse...

Amiga Cintia, fico extremamente feliz em saber que 2009 foi um ótimo ano para você e tenho certeza que 2010 será melhor ainda.

Bjos

Museu do Cinema disse...

Essa foto de Ladrões é genial. Tenho ela emoldurada no meu Home.

Ladrões é uma obra-prima digna de voltar sempre a cartaz.

Postar um comentário